segunda-feira, 27 de abril de 2009

Manifesto da BAHIA

Corpo tem ética. É o corpo que age.

Nos aproximamos pelo corpo. Não há nada, além dos fenômenos que aparentam, que eu possa captar em você.
Quisera eu adentrar tua alma!

Mas inclusive ela, sutilmente se desliza em teu movimento. Esta alma se dirige ao corpo, e jorra como líquido fluído.

Se livre eu estiver, captarei em todo o teu ser, algo de mim também.

Algo diverso, porém parte de todos.

 

E por sinal, que se falemos em diversidade, que ela realmente esteja em todos os cantos. Que seja universal em sua singularidade. Local porém ampla e global.
Que eu a sinta em todos os espaços. em qualquer tempo. Que todo o contexto seja respeitado e vivido. Que toda
  cultura seja apreendida e praticada.

 

Que ela se multiplique e me domine, para mostrar o quanto pleno sou. Eu em você e você em mim.


Que toda voz seja ouvida, em qualquer volume que esteja. Ético será deixar todo e qualquer pensamento se manifestar. Outrem já me ensinara isso.

Caso te vejas agonizar, alguém falará por ti? Grito a plenos pulmões se quiseres ouvir.

 


A força está no diverso! E que ele pulse!

 

Apresentação:

 

O Roda Rede é um projeto da UNE em parceria com o Ministério da Cultura, que visa fomentar o debate e aproximar os universos dos Pontos de Cultura e o meio Acadêmico. Consiste na apresentação de trabalhos e propostas dos Pontos de Cultura dentro do espaço universitário de forma a entrelaçar estes dois universos, tradicionalmente distintos. O universo do projeto, considera um tripé essencial para compreensão de fenômenos atuais: corpo, ética e cultura.

 

O corpo quisto na ótica da transdicisplinaridade. Pensamento transversal na perspectiva do fundamento que norteia. Se historicamente, o corpo teve um tratamento “marginalizado”, vide seu conhecimento corruptível e sua repressão social, na contemporaneidade foi resignificado e emergiu como fonte de saber estético e ético. Sua principal compreensão está no caminho metodológico que parte do pressuposto singular e particular, para então encontrar a lógica universal. Uma inversão ontológica e epistemológica que desconstrói o saber “racional”, fundando-o como costume cultural e de instâncias interpretativas.

 

Portanto, é necessário resgatar fatos históricos, se aprofundar nas relações sociais e desconstruir para criar novos princípios, dirigindo um olhar intencionado para saldar a contemporaneidade vigente e o espaço de troca entre toda e qualquer cultura.

 

Objetivos:

 

  • Aproximar o universo acadêmico e o universo popular
  •  Fundamentar o corpo como fonte de práxis ética
  •  Fomentar a discussão de cultura e arte na UFBA
  •  Promover oficinas e apresentações com caráter gratuito e aberto ao público

    contate o CUCA BA
    Thiago Pondé | thiagoponde851@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário